CONTRIBUA COM NOSSAS AÇÕES... ENTIDADE PARCEIRA REDE MANDACARU BRASIL

domingo, 24 de março de 2013

Quinta-feira, 21 de março, é o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. A data foi escolhida em memória ao episódio conhecido como “Massacre de Shaperville”.

21 de Março: Dia Mundial de Combate ao Racism:

 

 

* Quinta-feira, 21 de março, é o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.  A data foi escolhida em memória ao episódio conhecido como “Massacre de Shaperville”.
Em 21 de março de 1960, na cidade de Sharpeville, África do Sul,  estudantes realizaram uma  manifestação, contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir. Durante o protesto, o exército atirou sobre a multidão matando 69 pessoas e ferindo outras 186.  O fato abalou o mundo e a data foi instituída para a reflexão sobre a luta do povo negro contra a discriminação.
Mais um dia para se refletir e se questionar sobre as diferenças entre pessoas, pelo seu tom de pele. Essa diferença que deveria fazer a diferença no aspecto cultural de um povo, mas que ainda é alvo de ignorância e desconhecimento de muitos. Infelizmente ainda temos casos de racismo em nosso país, que se diz miscegenado e que respeita a diversidade de cores da sua população. Mas, sabemos que isso ainda não é a realidade em nossa sociedade. Ainda precisamos de várias questões, como campanhas contra os racismo e preconceito racial, de discussões de leis em parlamentos para criar políticas de ações afirmativas, para possibilitar a igualdade racial, social e institucional da população afrodescendente em nosso país.
Acredito que com muita luta ainda conquistemos essa igualdade e enfim teremos oportunidades de buscar sonhos antes inatingíveis para pelo menos metade da população brasileira, representada por negros e pardos, ou seja a população preta do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

RADIO MANDACARU BRASIL RESISTENCIA NORDESTINA