CONTRIBUA COM NOSSAS AÇÕES... ENTIDADE PARCEIRA REDE MANDACARU BRASIL

terça-feira, 28 de outubro de 2014


27 de outubro de 2014
Conselheira participa de encontro de Povos
Tradicionais de Matriz Africana
No último dia 17, no Teatro Mestre Assis, Embu das Artes, em São Paulo, aconteceu o Encontro de Povos Tradicionais de Matriz Africana de São Paulo, com a participação de representantes de 13 municípios e de 35 comunidades.
Entre os municípios representados, estavam: Osasco, Carapicuíba, Embu das Artes, Embuguaçu, Taboão da Serra, Bragança Paulista, Hortolândia, Campinas, Guarujá, São Paulo, São Lourenço, São Bernardo e Mauá.
A médica pediatra Regina Nogueira, conselheira do Forum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutriconal (Consea), participou do evento.
Neste encontro foram apresentados pela conselheira Regina Nogueira tanto o Sistema e como o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan e Plansa, respectivamente), bem como as possibilidades do povo tradicional de matriz africana e a garantia da soberania sobre o seu alimento tradicional.
Um dos encaminhamentos foi o de dar visibilidade ao direito alimentar tradicional no Brasil e África, aproveitando a vinda ao Brasil de Oba Olufon da cidade de Ifon Osun, Nigéria, no próximo mês. Outro resultado do encontro foi uma minuta para a criação de uma cooperativa de produção dos Povos Tradicionais de Matriz Africana da Região Metropolitana de São Paulo.
A conselheira Regina Nogueira também participou de seminário sobre o Sisan, na última quinta-feira (23/10), na União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, em São Paulo. Este evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.
Ambos os encontros fizeram parte da programação pelo Dia e Semana Mundial da Alimentação em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

RADIO MANDACARU BRASIL RESISTENCIA NORDESTINA